Diamante ou Mina de Diamantes? Uma Meditação sobre Provérbios 31 - CBE International (2024)

O Dia das Mães é um dia especial, um dos dias mais importantes do ano. É o dia em que celebramos todas as mulheres da igreja: as mães literais que têm filhos reais; e depois todas as mulheres (filhas, irmãs, mães) desde as mais recentes chegadas até aquelas ilustres mães idosas. As mulheres são tão importantes na Bíblia que Provérbios, o Livro da sabedoria de Deus, termina com uma celebração de como deveria ser uma mulher fiel e reverente: Provérbios 31:1-31.

Provérbios 31 é um conselho feminino inspirado ensinado por uma rainha-mãe a seu filho.

As palavras do Rei Lemuel. Um oráculo que sua mãe lhe ensinou:

Não, meu filho! Não, filho do meu ventre!
Não, filho dos meus votos!

Não dê sua força às mulheres,
seus caminhos para aqueles que destroem reis.

Não é para reis, ó Lemuel,
não cabe aos reis beber vinho,
ou que os governantes desejem bebidas fortes;

senão beberão e esquecerão o que foi decretado,
e perverterá os direitos de todos os aflitos.

Dê bebida forte a quem está morrendo,
e vinho para os que estão em amarga angústia;

deixe-os beber e esquecer sua pobreza,
e não se lembre mais de sua miséria.

Fale por aqueles que não podem falar,
pelos direitos de todos os necessitados.

Fale, julgue com justiça,
defender os direitos dos pobres e necessitados.

—Provérbios 31:1-9 (NVI)

Sempre que lemos qualquer Escritura, é sempre importante ver o contexto dela. O versículo 1 nos diz que este é um oráculo, que é uma comunicação ou revelação dada a uma pessoa diretamente de Deus. Deus deu esta revelação diretamente à mãe do rei Lemuel para ser registrada na Bíblia.

Quem é Lemuel?

Você se lembra quem foi o rei Lemuel? Não? Nem eu. Lemuel não está listado em 1 ou 2 Reis ou em 1 ou 2 Crônicas, o registro dos hebreus sobre seus monarcas. Será que Lemuel é algum governante de algum outro país?

Os rabinos não pensavam assim; eles tinham uma explicação. Eles ressaltaram que o nome Lemuel significa “devotado a Deus”. Eles viram isso como um apelido para o próprio Salomão. Afinal de contas, era improvável que Salomão, que foi abençoado com a sabedoria de Deus, deixasse outra pessoa dar a última palavra em seu livro! Em vez disso, se os rabinos estiverem corretos, ele teria reservado a última palavra para sua própria mãe, Bate-Seba. Ver isso como a sabedoria da rainha Bate-Seba, escrita por seu filho Salomão, certamente dá uma perspectiva interessante a essas palavras. Não foi Bate-Seba, a mulher roubada de seu marido hitita pelo pai de Salomão, Davi, e transformada em adúltera por ordem do rei? Você pode ler o relato em 2 Samuel, capítulos 11 e 12.

Se os rabinos estiverem certos, isso explicaria o tom realmente apaixonado dos seus conselhos. Veja, o que ela está dizendo é “Filho, não faça o que seu pai fez”. O que é isso exatamente? O versículo 3 nos diz: Não se dissipe com um bando de mulheres desregradas ou, como no caso de Davi, reúna muitas esposas, porque relacionamentos sexuais promíscuos distraem e destroem líderes tão certamente quanto qualquer vício — por exemplo, da mesma forma que o alcoolismo arruína sua vida. como os versículos 4-7 apontam. Ter muitas esposas certamente destruiu o governo de Davi.

Necessário: Uma esposa capaz

Então, Bate-Seba está dizendo nos versículos 8 e 9: “Veja, seu chamado como rei é liderar com retidão, concentrar sua energia em ser campeão dos oprimidos, erguer os pobres, julgar com retidão e defender os direitos dos pobres, necessitados. , os marginais e os desprivilegiados. “O que você precisa”, diz a mãe de Solomon, “é de uma esposa sólida e capaz.

É exatamente disso que qualquer homem casado precisa se quiser alcançar alguma coisa na vida: uma esposa que se dedique a zelar pelo seu bem-estar, e não a uma distração debilitante. Se o pai de Salomão, David, tivesse ficado com apenas uma esposa, ele teria um herdeiro criado especificamente para assumir o trono. Em vez disso, ele teve uma miserável praga de intrigas judiciais entre suas esposas, cada uma delas disputando o trono para seu filho. Eventualmente, esses herdeiros concorrentes começaram a se matar, deixando um pai miserável e enlutado. Finalmente, apenas Salomão sobreviveu e, de qualquer maneira, Davi acabou tendo um filho. E Salomão fez o melhor trabalho para Israel? Honestamente, provavelmente não.

O problema de Salomão era que, apesar de ter sido presenteado com os bons conselhos de sua mãe e com os conselhos perfeitos de Deus, ele simplesmente não levou a sério todos esses bons conselhos. Ele não agiu de acordo. Ele foi o homem mais sábio que já existiu, mas não viveu de acordo com sua sabedoria divina. Em vez de defender os direitos dos pobres e necessitados, como sua mãe lhe disse para fazer nos versículos 8 e 9, ele tributou seus súditos de forma arrogante, transformou toda a sua nação em um reino de servos para si mesmo e construiu muitos edifícios. nas costas do seu povo.

Além disso, Salomão desconsiderou o conselho de sua mãe e os mandamentos de Deus ao se casar com muitas mulheres. Portanto, como não seguiu o conselho da mãe, caiu na mesma armadilha que ela o advertiu para evitar. Ele deu sua força espiritual e emocional a todas as suas esposas pagãs. Ele acabou abraçando todos os seus deuses, tentando honrá-los assim como ao Senhor para agradar suas esposas. E ele deixou Deus zangado com ele.

Veja 1 Reis 11:1-8 e veja como Salomão amava muitas mulheres estrangeiras das nações das quais Deus havia dito: “Não te casarás com elas”. Os versículos 9-12 de 1 Reis 11 nos dizem:

Então o Senhor se irou contra Salomão, porque o seu coração se desviou do Senhor, o Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes e lhe tinha ordenado neste assunto que não seguisse outros deuses; mas ele não obedeceu ao que o Senhor ordenou. (NRSV)

“Portanto, o Senhor disse a Salomão: ‘Visto que este foi o teu pensamento e não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te ordenei, certamente arrancarei de ti o reino e o darei ao teu servo’” (v. 11).

E foi exatamente isso que aconteceu. As esposas pagãs de Salomão criaram seus filhos na adoração pagã e abandonaram a Deus assim como Salomão fez.

Além disso, 1 Reis 12:8 nos diz que o filho governante de Salomão desconsiderou os bons conselhos que os conselheiros experientes lhe deram e perdeu o reino. Como Salomão, foi dito ao filho de Salomão exatamente o que fazer; mas, como Salomão, ele desconsiderou a sabedoria de Deus e perdeu a bênção de Deus e tudo mais. Lembre-se: Salomão foi o homem mais sábio que já existiu. Mas, por si só, a sabedoria não é nada sem obediência a Deus. Conhecimento a coisa certa a fazer não é a mesma que fazer a coisa certa.

Bons conselhos devem ser seguidos

Agora, o que Salomão deveria ter feito, lá no início, antes de bagunçar sua casa, sua família, seu herdeiro, seu reino e acabar perdendo tudo? Ele deveria ter seguido o conselho de sua mãe e se casado com a única mulher capaz descrita em Provérbios 31:10-31.

Vejamos esta passagem com um olhar prático para que, para os homens, possamos evitar a ruína que destruiu Salomão, ou, para as mulheres, possamos evitar a destruição de um Salomão.

Uma esposa capaz que pode encontrar?
Ela é muito mais preciosa do que joias.

O coração do seu marido confia nela,
e ele não terá falta de ganho.

Ela lhe faz bem e não faz mal,
todos os dias de sua vida.

Ela procura lã e linho,
e trabalha com mãos dispostas.

Ela é como os navios do comerciante,
ela traz comida de longe.

Ela se levanta enquanto ainda é noite
e fornece comida para sua casa
e tarefas para suas servas.

Ela considera um campo e o compra;
com o fruto das suas mãos planta uma vinha.

Ela se cinge de força,
e torna seus braços fortes.

Ela percebe que sua mercadoria é lucrativa.
A lâmpada dela não apaga à noite.

Ela coloca as mãos na roca,
e suas mãos seguram o fuso.

Ela abre a mão aos pobres,
e estende as mãos aos necessitados.

Ela não teme pela sua casa quando neva,
pois toda a sua casa está vestida de carmesim.

Ela faz coberturas para si mesma,
suas roupas são de linho fino e púrpura.

Seu marido é conhecido nas portas da cidade,

tomando assento entre os anciãos da terra.

Ela faz roupas de linho e as vende;
ela fornece faixas ao comerciante.

Força e dignidade são suas roupas,
e ela ri da hora que está por vir.

Ela abre a boca com sabedoria,
e o ensinamento da bondade está em sua língua.

Ela olha bem para os costumes de sua casa,
e não come o pão da ociosidade.

Seus filhos se levantam e a chamam de feliz;
o marido dela também, e ele a elogia:

“Muitas mulheres tiveram um desempenho excelente,
mas você supera todos eles.”

O charme é enganoso e a beleza é vã,
mas a mulher que teme ao Senhor será louvada.

Dê-lhe uma parte do fruto das suas mãos,
e que as suas obras a louvem nas portas da cidade.

—Provérbios 31:10-31 (NVI)

Estas são palavras para todos levarem a sério. Estas são palavras para memorizar; palavras para meditar e palavras sobre as quais construir a vida. Aqui temos a chance de tornar nossas vidas diferentes das deles. Nós também temos o conselho e temos a oportunidade de segui-lo. Toda mulher que lê isto deve se esforçar para se tornar a mulher virtuosa que Deus abençoa, aquela descrita aqui em Provérbios 31. Todo homem precisa encorajar as mulheres virtuosas entre nós. Para os caras que procuram uma esposa, aqui está sua lista de verificação, direto da sala de correspondência do céu. Esta é a receita de Deus para o que irá nutrir a sua vida e lhe trazer alegria.

A Mulher que Deus Honra

Então, o que Deus honra numa mulher de fé? A lista de verificação começa no versículo 10 com uma palavra resumida. Literalmente, diz: issha hayil– isto é, uma mulher de poder, força, valor, força militar, exército, riqueza, virtude e honestidade. Quem pode encontrá-la? Em outras palavras: “Que sortudo consegue encontrar um hayil tipo de mulher?”

Não se trata de uma pequena flor de estufa, de uma trepadeira aderente, de uma frágil joia de pasta, toda brilhante, mas facilmente lascada e demolida. Este não é um daqueles “Oh, querido, eu sou a mulher cristã perfeita. Eu não posso fazer nada, a menos que meu marido grande e forte faça isso por mim. Sou apenas ornamental, bem treinado na escola de charme.” Não em sua vida!

Hayil, capaz, é um termo militar. Descreve uma força poderosa que marcha pela causa do bem e da indústria. Ela é a Amazônia durona de Deus, por assim dizer, para vencer em um mundo difícil.

Esse tipo de mulher, diz Deus, é mais precioso que pedras preciosas. Por que é que? Porque as joias são estáticas; eles apenas ficam sentados lá. Seu valor pode ser grande, mas se valoriza principalmente de acordo com a inflação. Um diamante normal de 24 quilates é valioso, mas não excederá o valor de um diamante de 24 quilates, dentro do contexto económico do mercado. Mas o hayil mulher é fonte de riqueza. Sua indústria astuta rende muitas joias. Em outras palavras, ela não é simplesmente um diamante, ela é uma mina de diamantes– espiritualmente e praticamente. E veja como o espiritual e o prático se equilibram no resto da passagem.

Versículo 11: “O coração do seu marido confia nela, e ele não terá falta de lucro.” Ela é confiável (espiritualmente) e ganha dinheiro (praticamente).

Versículo 12: “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” “Ela faz apenas o bem e nenhum mal à sua família.”

O versículo 13 nos diz que ela tem sucesso nos negócios. Veja todos os negócios em que esta mulher está envolvida. O versículo 13 nos diz que ela está envolvida no negócio têxtil, especificamente na fabricação de roupas.

O versículo 15 nos diz que ela é a gerente executiva de sua equipe. O versículo 16a nos diz que ela está envolvida no negócio imobiliário. O versículo 16b nos diz que ela está envolvida na agricultura.

E quanto aos hábitos pessoais dela? O versículo 17 diz: “Ela se cinge de força e fortalece os seus braços”. Em outras palavras, ela se exercita regularmente e se mantém em ótima forma. Você sabe - abdômen de aço! Essa mulher malha.

O versículo 18 observa que ela produz um produto de alta qualidade e que foi feito para durar. Não há obsolescência planejada aqui. Não estraga quando o consumidor chega em casa depois do horário de funcionamento da loja. É um produto confiável.

De acordo com o versículo 20, ela é uma filantropa. Ela generosamente cuida dos desfavorecidos. Mas, dizem-nos os versículos 21 e 22, ela não serve os outros à custa do bem-estar da sua própria família. Ela vive bem e ajuda os outros a viverem bem também. Assim como a formiguinha diligente, elogiada em Provérbios 6:6, ela se prepara para o futuro. Enquanto a família do vagabundo está congelando no inverno, sua família está confortável e com estilo. Somos informados no versículo 21 que sua casa está vestida de carmesim e no 22 de linho fino e púrpura.

Roupas carmesim e roxa eram acessíveis apenas aos ricos nos tempos antigos. Esta mulher é tão virtuosa, trabalhadora e bem-sucedida sob a bênção de Deus por seu trabalho árduo que toda a sua família está adornada com coisas boas. Ela é como Lídia, em Atos 16, que era uma comerciante de púrpura tão bem-sucedida que financiou o ministério de Paulo.

Também aqui, devido ao seu sucesso, o seu marido é um líder honrado no governo. Ele pode se dar ao luxo de servir no governo cívico porque fez parceria com sua esposa e a ajudou a se tornar tudo o que poderia ser. Afinal, por trás de toda mulher de sucesso existe um homem que o apoia. Ele não disse a ela: “Agora, querida, não preocupe sua linda cabeça com os negócios, é muito difícil para você”. ou “Nossa, você realmente não deveria tentar competir com a corretora de imóveis de Abdul, do quinto século a.C., deveria?” ou “Por que você não deixa os têxteis para o Peniel's Purple Emporium for Appealing Apparel?”

Não; ele diz: “Vá, garota! Você consegue!" E ela faz, grande momento. O versículo 24 nos diz que foi ela quem forneceu a Peniel sua roupa roxa. E os negócios de Abdul dependem do patrocínio dela. Como diz o versículo 25, usando uma metáfora do seu negócio: “Força e dignidade são as suas roupas e ela ri do futuro”. Em outras palavras, ela encara os dias que virão com prazer e não com medo, porque construiu uma base sólida para si mesma, sua família, sua equipe e os oprimidos que dependem de sua ajuda.

Mas ela para por aí? O lugar da mulher é apenas no mundo dos negócios? De jeito nenhum! Como nos diz o versículo 26, ela se torna professora. A palavra hebraica hokma usado no versículo 26 significa sabedoria, conhecimento, experiência, visão inteligente e julgamento que vem de uma vida de fazer boas obras, bem como boas obras. Na sua forma verbal significa “tornar-se sábio através da experiência e depois ensinar outros”. Substantivamente, é usado para significar um filósofo; os filósofos eram os professores do mundo antigo. E, quando ela ensina, ela cumpre as diretrizes de Paulo em Efésios 4:15: “Ela fala a verdade com espírito de amor”, ou como Provérbios 31:26b explica: “O ensino da bondade está na sua língua”.

Ela pode realizar todas essas coisas, diz o versículo 27, porque administrou bem a sua própria vida, investiu-a em atividades valiosas e não a desperdiçou na ociosidade.

O versículo 28 nos diz que sua recompensa é ser honrada por todos. Sua reputação é a de uma mulher sábia. Na Bíblia, a mulher sábia é uma categoria única de líder. Até os reis viajaram de todos os lugares para consultar a mulher sábia. Cidades inteiras foram salvas por mulheres sábias (por exemplo, Juízes 9:53); toda a nação foi salva por Débora. Estes eram mais do que os irmãos Dear Ann ou Dear Abby ou Dr. Joyce de sua época. Eles tinham uma visão piedosa. A mulher de Provérbios é assim.

Assim, seus filhos a abençoam e seu marido a elogia, como diz o versículo 29: “Muitas mulheres têm feito excelentemente, mas você supera todas elas”. Cada marido elogia a esposa de acordo com suas realizações únicas. Então louvamos nossas esposas. E para as mulheres sem maridos, todos nós também elogiamos juntos cada uma de suas realizações hoje. E, finalmente, os versículos 30-31 encerram isso: “O encanto é enganoso, e a formosura é vã, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada. Dê-lhe parte do fruto das suas mãos e deixe que as suas obras a louvem nas portas da cidade.”

Aquelas pequenas flores de estufa podem parecer fofas, e sua frase: “Oh, você é um homem tão grande e forte, faça isso”, pode funcionar por um tempo, mas isso envelhece rapidamente - e eles também. Mas uma mulher a quem Deus abençoa melhora com a idade; como um bom queijo holandês ou um bife nova-iorquino envelhecido, o sabor transparece. Ela é poderosa, como uma roseira, uma tulipa ou um açafrão; uma flor vigorosa, forte e durável. Sua beleza interior brilha gloriosamente com o passar dos anos. Ela foi construída para a eternidade e a mão de Deus está sobre ela. Porque ela honra a Deus, Deus a honra, e por isso ela ganha e merece elogios de todos. À medida que ela cresce ao longo das estações da vida, ela recebe mais e mais honras. O versículo 31 nos diz que ela termina com um legado confortável para transmitir e uma grande reputação entre todos que a conhecem.

Este é o tipo de mulheres que encorajamos na igreja: mulheres trabalhadoras que honram a Deus e trazem glória para si mesmas, para a sua família, para a sua igreja e para a própria fé. Portanto, honramos nosso poderoso, maravilhoso, hayil mulheres. Vamos todos levar a sério esta passagem de Provérbios 31.

Irmãs, continuem a se esforçar para serem mulheres reverentes e trabalhadoras do ideal de Deus. Esta terra é a sua arena olímpica; vá em busca do ouro! Que Deus o abençoe com sucesso. Irmãos, acabamos de estudar as palavras inspiradas de Deus. Esqueça os diamantes, procure a mina de diamantes. Ajude sua esposa a se tornar uma mulher próspera, alegre e realizada. A recompensa é grande, tanto temporal quanto eternamente.

Para todos nós, nenhum marido ou esposa deveria competir com o outro. À medida que a esposa ou o marido têm sucesso, a glória se reflete no cônjuge. Quando vejo um homem ou uma mulher verdadeiramente bem-sucedido que honra a Deus, sempre respeito automaticamente o cônjuge que me apoia. É necessária uma pessoa madura para ajudar seu cônjuge a administrar os dons de Deus e a se tornar tudo o que ele ou ela pode ser.

E observe que a mensagem final em Provérbios termina da mesma forma que o Livro começou. Tema — isto é, respeite profundamente e siga completamente — os mandamentos do Senhor, porque esse é o início de toda sabedoria. Todos os que agem com sabedoria acabarão sendo elogiados e honrados por aqueles cujas opiniões realmente contam, a de Deus e a dos santos.

Então, feliz Dia das Mães! Nós saudamos você. Honramos suas realizações. E oramos as bênçãos de Deus sobre você enquanto você lidera e apoia a obra de Deus entre nós. Você é um crédito para o nosso Deus e para todos nós.

Diamante ou Mina de Diamantes? Uma Meditação sobre Provérbios 31 - CBE International (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Catherine Tremblay

Last Updated:

Views: 5987

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Catherine Tremblay

Birthday: 1999-09-23

Address: Suite 461 73643 Sherril Loaf, Dickinsonland, AZ 47941-2379

Phone: +2678139151039

Job: International Administration Supervisor

Hobby: Dowsing, Snowboarding, Rowing, Beekeeping, Calligraphy, Shooting, Air sports

Introduction: My name is Catherine Tremblay, I am a precious, perfect, tasty, enthusiastic, inexpensive, vast, kind person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.